Localização: Av. Getúlio Vargas, 1835 - Centro - Uberlândia / MG

NOTÍCIAS
ÚLTIMAS DO BLOG

Alergias: como se prevenir das reações alérgicas?

Alergias: como se prevenir das reações alérgicas? | PneumoCenter

As alergias são respostas exageradas dos anticorpos do nosso organismo contra a presença de alguma sustância específica, chamada de alérgeno. Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), cerca de 30% da população brasileira possui alguma alergia, principalmente respiratória ou alimentar. Os mais diversos tipos de sustância podem provocar reações alérgicas, de tinta de papel a ondas eletromagnéticas.

As respostas imunológicas do organismo a presença de alérgenos nem sempre é óbvia. Os sintomas podem ter variações de organismo para organismo. As reações podem ser imediatas, ou demorar alguns minutos, horas ou até mais para se manifestarem.

Como prevenir as reações alérgicas?

Para prevenir as reações alérgicas, é fundamental dar atenção aos seus hábitos.

Descubra a que você tem alergia

Nem sempre o causador da alergia pode ser diagnosticado facilmente. Muitas vezes, as pessoas estão tendo reações alérgicas e não sabem. Por isso, procure um médico imediatamente. Saber qual é a causa da sua reação alérgica é importante para evitar o contato com o alérgeno e prevenir uma reação mais grave.

Acompanhe sempre a previsão do tempo

Para quem tem alergias respiratórias, observar a previsão do tempo ajuda a perceber se o clima está favorecendo a presença de alérgenos (como poeiras e poléns) no ar.

Mantenha o ambiente limpo

Para quem tem alergia a ácaros, poeiras e outros alérgenos que podem ser espalhados pelo ar, procure manter a casa e o ambiente de trabalho sempre limpo. Utilize panos úmidos para evitar a dispersão de pó e o acúmulo dessas substâncias. Mantenha portas e janelas fechadas nos dias que provocam a proliferação de pó.

Leia o rótulo das embalagens

Para quem tem alergias alimentares, ler os rótulos das embalagens é fundamental para não levar algum produto que contenha um alérgeno para casa sem saber.

Em restaurantes, avise que possui alguma alergia alimentar

Quando estiver comendo fora de casa, pergunte também sobre a presença de alimentos que você tem alergia nos pratos da casa. Explicar a situação pode te ajudar a se livrar de uma reação alérgica inesperada. Alguns estabelecimentos possuem indicação de substâncias mais conhecidas por provocarem alergias já no cardápio.

Não fume

Para quem tem alergias respiratórias, o cigarro provoca o agravamento dos sintomas. Por isso, não fume e evite ficar perto de pessoas fumando.

Não dê desculpas, procure um médico

O atendimento e acompanhamento médico é muito importante. Não negligencie a sua saúde ou de suas crianças, procure seu médico para ter um diagnóstico preciso e fazer o tratamento adequado.

Pneumocenter

Autor

ver todos os posts

FAÇA O PRÉ-AGENDAMENTO DA SUA CONSULTA

É simples e rápido. Uma de nossas atendentes entrará em contato para confirmar.