Localização: Av. Getúlio Vargas, 1835 - Centro - Uberlândia / MG

NOTÍCIAS
ÚLTIMAS DO BLOG

A asma é uma doença inflamatória crônica

A asma é uma doença inflamatória crônica | PneumoCenter

A asma é uma patologia que atinge cerca de 6,4 milhões de brasileiros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) colhidos através da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). Essa patologia afeta as vias aéreas dos pulmões, limitando o fluxo de ar. Se você tem asma, o revestimento das suas vias aéreas está sempre inchado e inflamado. Por isso, é mais provável que alérgenos, fumaça, estresse, exercícios, ar gelado, entre outros fatores, tornem a sua respiração uma tarefa muito mais difícil.

Alguns sintomas da asma são:

  • Tosse, principalmente durante a noite, com a prática de exercícios ou quando está rindo;
  • Dificuldade para respirar;
  • Sensação de aperto no peito;
  • Chiado no peito.

Alergias também comuns. Muitas pessoas que tem asma, também tem alergias. Na maioria dos casos, alergias são gatilhos para os sintomas ou para uma crise de asma. Por isso, a “asma alérgica” é o a forma mais comum da asma. Teste de alergia na pele também podem ser realizados para ajudar a determinar que alérgenos podem desencadear os sintomas no sistema respiratório.

O que a asma provoca no corpo?

Quando você tem asma, a inflamação e o inchaço das vias aéreas as tornam extremamente sensíveis e com espasmos. Essa contração diminui e bloqueia as vias, provocando o aumento da inflamação e piorando os sintomas.

Durante uma crise de asma, as células que produzem muco nas vias respiratórias podem bloquear a passagem de ar. A ar fica preso nos alvéolos        e o organismo não consegue fazer troca de oxigênio e dióxido de carbono adequadamente. O ar comprimido leva a hipóxia no corpo, que é o baixo teor de oxigênio.

O ar que tenta passar através das vias estreitas pelo excesso de muco pode provocar chiados. Também chamados de sibilos, esses sons agudos são muitas vezes associados a asma. A tosse persistente, sensação de aperto no peito, dificuldade para respirar e fraqueza. A tosse é o sintoma mais comum e pode ser o único a se manifestar.

 

Entre os efeitos graves que a asma pode provocar, podemos citar a perda da elasticidade dos pulmões devido ao ar preso e à baixa oxigenação. Essa condição é chamada de “remodelação das vias aéreas”. Nas crianças, isso pode inibir o crescimento e o desenvolvimento. A asma também pode causar fadiga e irritabilidade em pessoas de qualquer idade.

Se você acha que tem asma ou alguém da sua família tem, procure passar por uma avaliação médica. Ainda tem dúvidas sobre a asma? Deixe seu comentário!

Tags:

gurabelo17

Autor

ver todos os posts

FAÇA O PRÉ-AGENDAMENTO DA SUA CONSULTA

É simples e rápido. Uma de nossas atendentes entrará em contato para confirmar.