Localização: Av. Getúlio Vargas, 1835 - Centro - Uberlândia / MG

NOTÍCIAS
ÚLTIMAS DO BLOG

Asma e bronquite: entenda as diferenças entre essas doenças

Asma e bronquite: entenda as diferenças entre essas doenças | PneumoCenter

É comum que muitas pessoas confundam asma e bronquite. E, de fato, muitos sintomas são parecidos: tosse, chiado no peito, produção exagerada de muco e broncoconstrição (isto é, o fechamento dos brônquios para impedir a passagem de algum agente irritante). São tantas as semelhanças que a asma também é chamada de “bronquite alérgica”. No entanto, é preciso reconhecer suas diferenças para facilitar o diagnóstico e o tratamento.

Bronquite

Na medicina, o sufixo “ite” é utilizado para indicar inflamação. A bronquite, então, é uma inflamação dos brônquios causada por agentes infecciosos como vírus e bactérias (bronquite aguda) ou pelo fumo (bronquite crônica). A bronquite aguda costuma ter duração média de duas semanas. Já na bronquite crônica, a tosse é contínua e produtiva, com eliminação de muco e permanece por mais de três meses no ano, durante pelo menos dois anos consecutivos.

Tratamento da bronquite

A bronquite é curável, pois dura em média duas semanas (aguda) e o próprio organismo consegue se curar dentro desse período. Medicamentos podem ser usados para acalmar a tosse. Para quem fuma, cortar o cigarro deve ser feito imediatamente para iniciar o tratamento adequado.

Asma

A asma também é uma inflamação dos brônquios. As vias aéreas ficam mais estreitas e inchadas, o que torna a respiração mais difícil e produz muco em excesso. No entanto, a inflamação da asma é constante e não tem cura.

Em cerca de 80% dos casos de asma, os sintomas começam a aparecer por volta dos 5 anos de idade. O desenvolvimento dessa patologia é resultado da interação entre a herança genética e a exposição a alérgenos no ambiente, entre outros fatores específicos.

Tratamento da asma

Como a asma não tem cura, o tratamento busca diminuir os momentos de crise e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Medicamentos anti-inflamatórios de uso diário são empregados para amenizar as inflamações. Para emergências, as bombinhas broncodilatadoras ajudam a dar alívio imediato. Isso acontece pois a aplicação é mais direta para os pulmões, dando uma resposta mais rápida.

Procure seu médico

Preste atenção no tipo de tosse que você ou seu filho tem, no tempo de duração dela e não deixe de procurar um médico se os sintomas não passarem. A orientação médica é muito importante para identificar corretamente a patologia,. Com isso, será possível indicar o tratamento mais adequado e acompanhar de perto o paciente.

Ainda tem alguma dúvida sobre a asma ou a bronquite? Deixe seu comentário.

gurabelo17

Autor

ver todos os posts

FAÇA O PRÉ-AGENDAMENTO DA SUA CONSULTA

É simples e rápido. Uma de nossas atendentes entrará em contato para confirmar.