Localização: Av. Getúlio Vargas, 1835 - Centro - Uberlândia / MG

NOTÍCIAS
ÚLTIMAS DO BLOG

O que é tuberculose? Conheça mais sobre essa doença grave

O que é tuberculose? Conheça mais sobre essa doença grave | PneumoCenter

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa grave que precisa de tratamento e um dos principais alertas é a tosse. Pessoas que apresentam esse sintoma por mais de duas semanas devem procurar um médico.

Essa doença é causada pela bactéria Mycobacterium teberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. Recebeu esse nome por causa do médico alemão Robert Koch que, no século XIX, percebeu que pessoas sadias que tinham contato com pacientes com tuberculose acabavam contraindo a doença também.

Como uma das doenças mais mortais da história da humanidade, muita gente acha que a tuberculose é uma doença do passado. No entanto, ainda é um problema de saúde grave da atualidade. E está entre as três doenças infecciosas que mais matam pelo mundo, junto com a Aids e a malária.

Quais são os sintomas da tuberculose?

O principal sintoma da tuberculose é a tosse. Quando uma pessoa doente está, ela libera gotículas que ficam dispersas no ar durante horas. Outra pessoa que esteja sadia, ao respirar normalmente, pode acabar inalando essa bactéria e contrair a tuberculose.

Essa tosse pode se manifestar de diversas formas: tosse seca, com catarro ou sem catarro, com sangue ou sem sangue. Além disso, outros sintomas também podem ser associados à tuberculose: febre, perda de peso, perda de apetite, sudorese noturna.

Como é feito o tratamento da tuberculose?

Tuberculose é uma doença que já foi causa de muitas mortes no passado. Mas com os avanços da ciência, hoje a tuberculose é curável em praticamente todos os casos, desde que o tratamento seja feito de maneira correta.

Baseado nos sintomas relatados e em exames como a radiografia, tomografia, entre outros, é possível identificar a doença e iniciar o tratamento. O uso de antibióticos e medicamentos é normalmente o primeiro passo, junto com o acompanhamento constante. A duração é de cerca de seis meses. A depender da resposta do organismo do paciente, esse período pode ser prolongado até em um ano, utilizando métodos mais complexos.

Possui mais dúvidas sobre a tuberculose? Deixe seu comentário!

gurabelo17

Autor

ver todos os posts

FAÇA O PRÉ-AGENDAMENTO DA SUA CONSULTA

É simples e rápido. Uma de nossas atendentes entrará em contato para confirmar.