Localização: Av. Getúlio Vargas, 1835 - Centro - Uberlândia / MG

NOTÍCIAS
ÚLTIMAS DO BLOG

Saiba quais são os principais tipos de alergias e seus sintomas

Saiba quais são os principais tipos de alergias e quais são seus sintomas | Pneumocenter

As alergias ou reações de hipersensibilidade são respostas imunológicas anormais quando o organismo é exposto a substâncias estranhas (antígenos) que não gera problemas para a maioria dos indivíduos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 35% da população brasileira possui algum tipo de alergia.

Por isso é importante saber quais os principais tipos de alergias, o que pode desencadear reações alérgicas e quais os sintomas que podem aparecer. Com isso, você pode identificar o que está acontecendo e buscar a ajuda de um especialista imediatamente. Confira:

Alergias Respiratórias

As alergias respiratórias são causadas por inúmeras substâncias que estão presentes no ar: ácaros, poeira, mofo, pólen das plantas, fumaça e poluição, entre outros. É mais comum em pessoas que tem pré-disposição genética e com a diminuição da umidade do ar ou concentração de alérgenos. Roupas guardadas por muito tempo também podem acumular ácaros e mofos, desencadeando reações alérgicas. Os sintomas que geralmente aparecem são espirros, tosses, dificuldade para respirar, dor de cabeça, nariz escorrendo, coceira nos olhos, entre outros. Também podem contribuir para doenças como asma, rinite e sinusite.

Alergias Alimentares

Alergias alimentares costumam aparecer mais durante a infância, mas podem surgir em qualquer idade. Muitas dessas alergias tendem a desaparecer com o tempo e o tratamento – outras já persistem durante toda a vida. Alimentos comuns que podem desencadear alergias são: leite, ovos, trigo, amendoim, frutos do mar e frutas secas. Os sintomas mais comuns são coceiras, urticárias (manchas avermelhadas na pele), inchaço nos lábios, diarreia, vômitos e até rouquidão.

Alergias Cutâneas (da Pele)

Pessoas alérgicas têm a pele mais sensível; durante mudanças bruscas de temperatura, frio e banhos quentes prolongados, o contato da pele com determinados tipos de tecido ou substâncias podem deixá-la mais sensível, áspera, irritadiça, ressecada e avermelhada. É recomendado evitar o uso de muito sabonete nos locais em que os sintomas aparecem e também manter-se hidratado.

Alergias a Insetos

Entre crianças até 10 anos, a alergia a picada de insetos costuma ser mais frequente. Os insetos que mais causam alergias são formigas, carrapatos, pulgas, abelhas, pernilongos e mosquitos borrachudos. Também chamada de estrófulo, os sintomas desse tipo de alergia que podem aparecer são lesões na pele, aparecendo bolinhas sobre a área avermelhada. Dependendo da sensibilidade da pessoa, toda a área do corpo pode ficar vermelha e inchada. Evite coçar pois pode abrir feridas, virar cicatrizes ou infeccionar, com bactérias presentes nas unhas.

Alergias a Medicamentos

O uso de medicamentos pode gerar reações adversas que são até comuns, como náuseas, vômito e dificuldades para respirar. Mas podem aparecer sintomas que são desencadeados por uma reação alérgica: inchaços nos lábios, língua e rosto, coceiras na pele e nos olhos, urticária e erupções cutâneas. O médico deve ser consultado para avaliar se os sintomas aparecem como efeito colateral do uso do medicamento ou configura uma reação alérgica.

Alergias a Pelos de Animais

Pelos de animais realmente podem causar alergias. Mas para a maioria das pessoas, o que realmente desencadeia as reações alérgicas é o aumento da presença de ácaros no ambiente por causa da presença dos animais. Junto com o pelo, os animais também soltam muita pele e células mortas e os ácaros se alimentam disso e proliferam muito rápido, contaminando todo o ambiente. Os principais sintomas são coceira, olhos avermelhados e lacrimejando e urticária. Evite que ambientes com animais tenham muitos tapetes e móveis estofados. Também não deixe que os animais durmam no mesmo ambiente que a pessoa alérgica.

 

Agora você já conheceu um pouco dos principais tipos de alergia. Caso haja suspeita de algum quadro alérgico, é necessário atendimento profissional para fazer o diagnóstico. Com isso, verificar também qual o tratamento adequado. Entre em contato com o seu médico.

gurabelo17

Autor

ver todos os posts

FAÇA O PRÉ-AGENDAMENTO DA SUA CONSULTA

É simples e rápido. Uma de nossas atendentes entrará em contato para confirmar.