Localização: Av. Getúlio Vargas, 1835 - Centro - Uberlândia / MG

NOTÍCIAS
ÚLTIMAS DO BLOG

Tosse seca: o que esse sintoma pode indicar

Tosse seca: o que esse sintoma pode indicar | PneumoCenter

A tosse é um sintoma muito comum, uma reação natural do nosso organismo devido algum incômodo nos pulmões. Pode aparecer devido a diversas doenças: de resfriados e gripes a patologias mais graves. Existem tipos diferentes de tosse, que por suas características podem ajudar a identificar a causa desse sintoma. A tosse seca, por exemplo, pode ser intensa e dolorosa. Muita gente também tenta “segurar” a tosse nessa situação, pelo receio de doer. Normalmente tem um aspecto de rouquidão e deixa a garganta muito irritada.

Também conhecida como tosse não produtiva, a tosse seca não produz muco. Pode aparecer em decorrência de situações ambientais, como exposição prolongada ao frio ou substâncias irritantes.

Por que você está com uma tosse seca?

A tosse seca é causada por uma inflamação das vias aéreas superiores. Pode ser causada por doenças virais, como um resfriado ou a gripe, e normalmente aparece no ciclo final dessas patologias, quando a produção de muco diminui.

Caso você perceba que esse sintoma da tosse seca apareça mais durante à noite, pode ser sinal de espasmos nos brônquios (broncoespasmos), devido à irritação causada.

A tosse seca também pode ser desencadeada por outras substâncias irritantes, poeira e poluição. É um sintoma relacionado com alergias e, até mesmo, com asma.

Quem fuma também pode apresentar o sintoma da tosse seca, pois o tabaco contribui para os danos nos pulmões e a irritação da garganta.

Como amenizar os sintomas da tosse?

A tosse é um sintoma, então o tratamento é direcionado para a causa. Mas alguns cuidados podem ajudar a amenizar o incômodo da tosse.

  • Mantenha-se hidratado: busque beber bastante líquidos ao longo do dia, mas evite bebidas alcoólicas e café pois causam o efeito contrário;
  • Não fume: como dissemos anteriormente, o tabaco prejudica e piora os sintomas do sistema respiratório.
  • Descanse bastante: repousar e dormir são importantes para ajudar na recuperação.

Evite o uso de xaropes para tosse pois não possui benefícios efetivos e os efeitos colaterais ainda podem agravar os problemas. Se a tosse continuar insistente por mais de três semanas, é fundamental a avaliação médica para diagnosticar e fazer o tratamento adequado.

gurabelo17

Autor

ver todos os posts

FAÇA O PRÉ-AGENDAMENTO DA SUA CONSULTA

É simples e rápido. Uma de nossas atendentes entrará em contato para confirmar.