Localização: Av. Getúlio Vargas, 1835 - Centro - Uberlândia / MG

NOTÍCIAS
ÚLTIMAS DO BLOG

Anafilaxia: Como ela ocorre e o que você precisa saber

Anafilaxia: Como ela ocorre e o que você precisa saber

A anafilaxia é uma reação alérgica séria e potencialmente fatal, caracterizada por sua rápida e intensa manifestação. Muitos têm dúvidas sobre seu desenvolvimento e sintomas. Essa resposta do sistema imunológico ocorre quando o corpo reage de forma exagerada a uma substância normalmente inofensiva, desencadeando uma cascata de reações químicas. 

A liberação súbita de substâncias como a histamina causa sintomas graves, como dificuldade respiratória, inchaço, queda de pressão e até mesmo choque. Compreender os gatilhos, estar ciente dos sintomas e buscar ajuda imediata são fundamentais para lidar com essa condição potencialmente fatal.

O que é Anafilaxia

A anafilaxia é uma resposta extrema do sistema imunológico a substâncias inofensivas, desencadeando reações em todo o corpo. Geralmente, ocorre em minutos após contato com alérgenos como alimentos, picadas de insetos, medicamentos ou látex. 

O sistema imunológico libera uma enxurrada de substâncias químicas, incluindo a histamina, resultando em sintomas graves, como inchaço na garganta, dificuldade respiratória, erupções cutâneas, queda de pressão arterial e, em casos extremos, choque. A anafilaxia é uma emergência médica que requer tratamento imediato com epinefrina e cuidados médicos urgentes para evitar complicações fatais.

Principais causas

A anafilaxia pode ser desencadeada por uma variedade de substâncias comuns. Alimentos são uma causa significativa, com destaque para amendoim, frutos do mar, leite, ovos e trigo, embora qualquer alimento possa ser um gatilho. Picadas de insetos, especialmente de abelhas, vespas e formigas, são outra causa comum, desencadeando reações em pessoas sensíveis ao veneno. Além disso, certos medicamentos, como antibióticos (penicilina), aspirina, anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) e medicamentos para anestesia, podem provocar anafilaxia.

O látex, presente em luvas, preservativos e produtos médicos, é outro desencadeador conhecido, especialmente em profissionais de saúde e indivíduos com exposição frequente a esses materiais. Alérgenos ambientais, como pólen, ácaros, mofo e pêlos de animais, embora menos comuns, também podem desencadear anafilaxia em algumas pessoas sensíveis.

A ampla gama de desencadeadores ilustra a necessidade de identificar alergias específicas por meio de testes médicos. Para quem tem histórico de anafilaxia, é crucial evitar os alérgenos conhecidos, estar preparado com uma injeção de epinefrina (como EpiPen) e buscar orientação médica para prevenção e tratamento adequados.

Como a Anafilaxia ocorre

Durante uma reação anafilática, o sistema imunológico reage exageradamente ao alérgeno. Quando o corpo entra em contato com essa substância, células chamadas mastócitos e basófilos liberam histamina e outras substâncias químicas. Isso ocorre como parte da resposta imunológica, porém em excesso na anafilaxia. 

A histamina causa vasodilatação, aumento da permeabilidade dos vasos sanguíneos e contração dos músculos lisos, resultando em inchaço, queda da pressão arterial, dificuldade respiratória e outros sintomas graves. Essa cascata de reações é rápida e pode se espalhar pelo corpo em minutos, levando à emergência médica da anafilaxia.

Sintomas da Anafilaxia

Os sintomas da anafilaxia podem começar com coceira, urticária e inchaço, mas evoluem rapidamente para problemas mais graves, como dificuldade respiratória, aperto na garganta, queda abrupta da pressão arterial e tontura. Em casos extremos, pode ocorrer perda de consciência e choque. 

Reconhecer esses sinais é crucial para uma resposta imediata e eficaz. Uma reação anafilática requer atenção urgente e o uso imediato de uma injeção de epinefrina, além de assistência médica para evitar complicações graves ou fatais.

Diagnóstico, tratamento e prevenção

O diagnóstico da anafilaxia geralmente é clínico, baseado nos sintomas e histórico do paciente. Exames adicionais, como testes cutâneos ou sanguíneos, podem identificar alérgenos específicos. O tratamento imediato envolve a administração de epinefrina para conter a reação, seguida de cuidados médicos para estabilização. 

Para prevenir a anafilaxia, é crucial identificar e evitar os alérgenos conhecidos. Carregar consigo uma injeção de epinefrina, como o EpiPen, é vital para pessoas com histórico de reações alérgicas graves. Ler os rótulos dos alimentos, comunicar alergias a restaurantes e familiares, e realizar testes alérgicos regulares são práticas essenciais. 

Buscar orientação médica para um plano de ação em caso de emergência também é fundamental para prevenir incidentes graves. Acesse o nosso site e saiba como a equipe da PneumoCenter pode te auxiliar.

PneumoCenter

Autor

ver todos os posts

FAÇA O PRÉ-AGENDAMENTO DA SUA CONSULTA

É simples e rápido. Uma de nossas atendentes entrará em contato para confirmar.