Localização: Av. Getúlio Vargas, 1835 - Centro - Uberlândia / MG

PNEUMOCENTER
CONHEÇA NOSSOS EXAMES E DIAGNÓSTICOS

Audiometria

A avaliação atual da audição se dá através de vários exames sendo a audiometria um dos principais. É realizado através de estímulos sonoros de diferentes intensidades onde o paciente fica num ambiente silencioso (cabina) utilizando fones de ouvido. Permite o conhecimento das principais doenças que podem acometer o aparelho auditivo e/ou fornece informações importantes para a escolha de outros exames necessários ao diagnóstico específico do caso em questão. É fundamental também na avaliação dos casos de zumbido.

Geralmente é realizado junto com a imitanciometria acústica que avalia principalmente as funções relativas a orelha média e da membrana timpânica.

Laboratório de Alergia

O diagnóstico da alergia é feito pela historia clinica do paciente , que vai investigar o seu histórico, o tipo de sintomas e a associação com a exposição aos elementos que podem dar alergia, e assim confirmada por exames laboratoriais realizados com o soro do paciente. Estes indicam a presença do anticorpo da alergia (IgE) específico para determinada substância. Possuímos completo laboratório para pesquisa e tratamento da alergia ,utilizando o moderno UniCAP 100 da Phadia utilizado nos mais avançados centros de pesquisa em alergia do mundo.

Laboratório de Phmetria

O exame de Phmetria de 24hs é, no momento, o padrão ouro para o diagnóstico do Refluxo Gastro-Esofágico, seja o mesmo típico ou atípico, de modo quantitativo e qualitativo ou refluxo oculto, é um exame simples, indolor, inócuo e de grande valor para o pneumologista É realizada em caráter ambulatorial, ou seja sem internação hospitalar. Uma delicada sonda é introduzida até o esôfago do paciente e é deixada 24 horas neste local. Sua extremidade interna tem sensores [ 2 ] de pH e a sua extremidade externa é conectada com um aparelho de registro de pH.

Este aparelho, após as 24 horas de registro, é conectado a um computador que analisa quantas vezes o pH foi anormalmente ácido assim como contabiliza o percentual das 24 horas que houve refluxo patológico Nos centros médicos mais avançados de primeiro mundo este exame tem se tornado indispensável principalmente quando se tem dúvidas diagnósticas, quando se quer confirmar a presença da doença do refluxo gastroesofágico ou quando se pensa em indicar cirurgia para o paciente.

Indicada em detectar doença do refluxo como causa ou fator de piora em tosse crônica, pneumonias de repetição, asma , bebe chiador ,sinusites de repetição, otites de repetição , rouquidão.

Laboratório de Nasofibrolaringoscopia

A endoscopia respiratória é um exame que permite, através de um aparelho com fibras óticas, a visualização interna do sistema respiratório, desde a laringe até os brônquios. Quando o exame se restringe à laringe (região das cordas vocais), é chamado de laringoscopia direta. Ao incluir a traquéia no procedimento, o médico realiza então uma traqueoscopia. E por fim, quando o aparelho avança ainda mais, chegando a atingir os brônquios, trata-se de uma broncoscopia, a qual obrigatoriamente inclui os dois exames anteriormente citados.

Após a aplicação dos anestésicos (spray, geléia e injetável), o aparelho é introduzido por uma das narinas (ou pela boca) e, a seguir, segue o caminho que o ar faz até entrar nos pulmões. O procedimento todo de uma broncoscopia demora entre 5 a 10 minutos, dependendo das técnicas a serem utilizadas para a coleta de material. Centro treinamento para inaloterapia Todo paciente que necessita de dispositivos inalatorios ,recebe treinamento através do uso adequado dos dispositivos para cada idade com a técnica inalatoria correta através de folders, filmes e orientação com o próprio material.

Centro treinamento para inaloterapia
Todo paciente que necessita de dispositivos inalatorios ,recebe treinamento através do uso adequado dos dispositivos para cada idade com a técnica inalatoria correta através de folders, filmes e orientação com o próprio material.

Provas de Função Pulmonar

Provas de função pulmonar são testes que auxiliam na prevenção e permite o diagnostico e a quantificação dos distúrbios respiratórios ou doença respiratória conhecida.

A PneumoCenter é um dos primeiros centros clínicos do estado de Minas Gerais a oferecer a prova de função pulmonar completa, com pesquisa de DLCO ( difusão de CO2) ,volumes pulmonares, Resistência das vias aéreas e testes de broncoprovocação utilizando o avançado equipamento Sensor Medics 22VMAX.

Óxido Nítrico

Está bem definido que o NO (óxido nítrico) é um constituinte normal do ar exalado na respiração humana e de animais. Sua principal indicação seria o acompanhamento do grau de inflamação presente nas vias aéreas ,para o controle no tratamento da asma. Essa relação entre a FENO (óxido nítrico exalado), grau de inflamação brônquica e resposta à corticoterapia, fez com que a mensuração da FENO fosse apregoada como uma forma de acompanhamento do grau de inflamação existente na via aérea. Aumentos da FENO em asmáticos têm sido demonstrados em vários estudos.

Indicações para dosagem de oxido nítrico [ NO ] exalado

1- Como complemento ao diagnóstico de asma
Quando se necessita de testes laboratoriais como coadjuvante para diagnóstico de asma a dosagem do oxido nítrico [ NO ] exalado demonstrou ser superior a maioria dos testes convencionais usado nos Guidelines internacionais .Usando corte de 25ppb em adultos e 20 ppb em crianças o diagnostico de asma pode ser previsto em 80%

2- Como complemento ao teste de broncoprovocação
O oxido nítrico [ NO ] exalado apresenta alta correlação com testes de broncoprovocaçao, demonstrando que níveis menores que 12ppb não vão apresentar teste de provocaçao positivo.

3- Como valor predito de resposta ao tratamento com glicocorticoides
Níveis de oxido nítrico [ NO ] exalado (> 47 ppb em adultos) serve como um indicador positivo que o doente irá responder a corticosteróides inalados.. Um número expressivo de estudos mostra que o uso de glicorticoides reduz os níveis de NO exalado na asma. A resposta ao corticóide pode ser rápida (dentro de 1 semana, ou potencialmente tão cedo quanto 48 horas) e dose-dependente. Quanto maior o valor do NO exalado maior a dose necessária para normalizar-lo. antileucotrienos também reduzem níveis NO exalado na asma, embora em menor grau..

4- Como diagnóstico diferencial de tosse crônica
Pacientes com altos níveis de oxido nítrico [NO] e apresentação clinica somente de tosse são altamente prováveis serem portadores de asma, pois muitos apresentam como única manisfestaçao somente tosse crônica.

5- Como resposta ao tratamento com Imunoterapia especifica
A imunoterapia especifica produz alterações significativas imunomoduladoras na inflamação brônquica demonstrado pelo queda de oxido nítrico [ NO] exalado.

6- Como otimização e monitoração para adequar melhor dose de glicocorticoide
Com a medição seriada do oxido nítrico [ NO ] é possível chegar a menor dose possível de glicocorticoide com o maximo controle da inflamação,conseguindo assim o balanço entre o ótimo controle clinico com a menor dose possível de medicação.

7- Como suspeita de resistência ao glicocorticoide
Pacientes com oxido nítrico [NO] persistentemente elevado e sintomáticos ,excluído o uso irregular ou técnica incorreta do uso dos glicocorticoides pode-se suspeitar de resistência

8- Como controle de retirada do glicocorticorticoide
Níveis de oxido nítrico [NO] maior que 49 ppb 30 dias após a retirada do glicocorticoide é altamente indicativo de recaída dos sintomas.

9- Como suspeita de asma subclinica em portadores de rinites
Elevado níveis de oxido nítrico [NO] exalado em pacientes com clinica de rinite alérgica, sugerem a presença de inflamação nos pulmões, mesmo na ausência de sintomas de asma. Uma vez que a rinite alérgica é um importante fator de risco para asma. Avaliação regular da inflamação das vias aéreas inferiores é recomendado para pacientes com apresentação clinica de rinites.

10- Como avaliaçao de DPOC
Pacientes portadores de DPOC que apresentam oxido nítrico [ NO ] elevado podem pertencer a um grupo variante com inflamaçao eosinofilica , e responder bem ao uso de glicocorticoides.

11- Como marcador de uso para anti Ige
Omalizumab é um anticorpo monoclonal que é usado no tratamento da asma atópica severa. O anti- IgE pode inibir a inflamação das vias aéreas e ser monitorado com oxido nítrico [ NO ] exalado, no entanto, mais estudos clínicos são necessários para correlação com omalizumab.

Conclusões praticas

A- Oxido nítrico [ NO ] exalado é um marcador importante da inflamação brônquica ,simples de aferir , não invasivo , rápido , que possibilita complementar o diagnostico de asma , investigar tanto resposta ao tratamento como exarcebaçao da doença.

B- Oxido nítrico [NO ] exalado é superior aos estudos de função pulmonar, pois testes de função normais não excluem presença de inflamação.

C- Pode ser usado como resposta imediata e não invasiva ao uso de glicocorticoides D- Como diagnostico diferencial em tosses cronicas

Utilizamos como equipamento o moderno niox mino da empresa Sueca Aerocrine.

Rinometria Acústica

O nariz é o sensor do olfato, o sentinela do trato respiratório inferior por ser o primeiro a reter e combater os alérgenos inalados. Por isso, a respiração nasal é de grande importância, pois atua como receptor sensorial primário, influencia na oxigenação celular de todas as partes do organismo e ajuda a manter a homeostase nos freqüentes contatos com antígenos estranhos.

O ar que penetra no nariz percorre um trajeto que poderíamos imaginar como um “tubo”, até alcançar a rinofaringe. Nesse caminho, há uma variação muito grande no diâmetro do tubo, existindo dois pontos principais de resistência para o fluxo aéreo nasal próprios da anatomia: a válvula nasal e a mucosa de revestimento da cavidade nasal1.

Por mais de cem anos, vem se mostrando interesse na avaliação da via aérea nasal. Isto é, sem dúvida, devido ao fato de a obstrução nasal ser uma grande queixa dos pacientes. Entretanto, o desenvolvimento de métodos objetivos de medida confiáveis tem sido lento, e mesmo com várias tentativas, nenhum tem sido aceito de forma geral, permanecendo pela maioria do rinologistas o diagnóstico baseado em dados da história clínica e da rinoscopia2.

A rinometria acústica é um método recente e é util para avaliação da geometria da cavidade nasal (medidas de área e volume). Muitas vezes é chamada de “ecografia nasal”. Trata-se de um método não-invasivo e de curta duração, aproximadamente 10 a 15 minutos, que, quando conjugado com a Rinomanometria, produzem um bom diagnostico das condições gerais de morfologia e função da cavidade nasal O valor clínico da rinometria acústica é sua habilidade de medir as dimensões da cavidade nasal em termos de curva, correlacionando a área seccional com a distância. Esta curva descreve a patência da via aérea nasal, dando a impressão do grau de obstrução. O método permite avaliar medidas antes e depois do uso de descongestionantes, teste de provocaçao nasal com alergenos ou drogas como histamina avaliando se a causa da obstrução nasal é principalmente esquelética ou mucosa, com componente alergico ,se for o caso Isto permite que a Rinometria Acústica seja utilizada com ferramenta diagnóstica e de seguimento, tanto em rinologia como em rinocirurgia9.

Treinamento para Inaloterapia

Todo paciente que necessita de dispositivos inalatórios, recebe treinamento através do uso adequado dos dispositivos para cada idade com a técnica inalatória correta através de folders, filmes e orientação com o próprio material.

Vectoeletronistagmografia

Indicado para diagnóstico dos distúrbios do equilíbrio (a conhecida labirintite) e também importante na avaliação do zumbido.

Realizada através de várias provas com mudança de posição da cabeça, provas de rotação, posturais, provas que estudam os movimentos oculares e a prova calórica onde um fluxo aéreo em diferentes temperaturas direcionado na orelha estimula o sistema vestibular do equilíbrio permitindo a geração de dados importantes no diagnóstico destas patologias.

Geralmente há um preparo prévio ao exame e é indicado que o paciente venha com acompanhante e não volte dirigindo veículos, pois pode ocorrer período de tontura após o exame.

Videolaringoscopia

Exame endoscópico que permite a avaliação principalmente da laringe onde se localizam as pregas vocais. É fundamental nos casos de rouquidão, pigarro, suspeita de refluxo faringo-laríngeo, tosse e suspeita de tumores nesta região.

Realizado de forma simples utilizando apenas spray anestésico, sem nenhum tipo de sedação. Após o procedimento o paciente poderá voltar às suas atividades imediatamente.

PNEUMOCENTER

CONHEÇA NOSSOS TRATAMENTOS

FAÇA O PRÉ-AGENDAMENTO DA SUA CONSULTA

É simples e rápido. Uma de nossas atendentes entrará em contato para confirmar.