Localização: Av. Getúlio Vargas, 1835 - Centro - Uberlândia / MG

NOTÍCIAS
ÚLTIMAS DO BLOG

Entenda a gripe H3N2

Entenda a gripe H3N2

A pandemia pela Covid-19 foi inesperada e deixou a população atenta aos sintomas causados pela doença. Mas, quando o assunto é contaminação viral, as possibilidades vão muito além do Coronavírus! Em meio aos casos de Covid, a gripe H3N2 também se propagou, tornando o cenário ainda mais complicado devido à dificuldade de diferenciação entre as duas doenças.

No entanto, apesar das dúvidas, entender e diferenciar os quadros é muito importante para o tratamento adequado. No Brasil, os surtos da gripe H3N2 ganharam força nos últimos meses, gerando uma epidemia no estado do Rio de Janeiro. Saiba o que é Influenza e como tratá-la!

O vírus H3N2

Ao contrário do novo Coronavírus, o H3N2 é um velho conhecido da população mundial. Essa gripe nada mais é do que uma mutação da influenza A (H1N1), que teve seu pico de contaminações no Brasil em 2009. O H3N2 é uma cepa de subtipo A da mesma doença, batizada com o nome de “Darwin”.

Como qualquer vírus gripal, o H3N2 é facilmente transmitido pelo ar, através de gotículas liberadas por tosse, espirro ou até pela fala. Atualmente, são conhecidos três tipos de vírus influenza: A, B e C. Conforme o Ministério da Saúde, os dois primeiros são os principais causadores de epidemias sazonais, enquanto o último costuma provocar casos mais leves.

Quais são os sintomas da gripe H3N2?

A influenza H3N2 se assemelha aos casos convencionais de gripe, apresentando sintomas respiratórios parecidos. Por isso, ao mesmo tempo, possui sintomas similares ao Covid-19.

Evidentemente, o Coronavírus apresenta sintomas mais específicos e maior letalidade entre a população. Porém, o vírus H3N2 também é um risco para idosos, grávidas e pessoas com comorbidades. Em resumo, são sinais da gripe H3N2:

  • Calafrios;
  • Coriza;
  • Dor no corpo;
  • Dor de garganta;
  • Fraqueza;
  • Febre;
  • Mal-estar intenso.

Tempo de isolamento após o contágio

Assim como a Covid-19 e qualquer outro vírus gripal, a influenza H3N2 é contagiosa. Por isso, para poupar amigos e familiares, é necessário que o paciente fique longe do convívio com outras pessoas por algum tempo. O tempo de incubação do vírus no organismo é de 2 a 5 dias.

Mas, após a confirmação do contágio e início dos sintomas, o recomendado é que o paciente faça isolamento social de 7 dias. Porém, se for criança, o ideal são 14 dias.

Como funciona o tratamento?

Devido às semelhanças entre as doenças, a partir dos sintomas, o paciente deve procurar uma unidade de saúde para realizar o teste de Covid-19. Se o resultado for negativo, uma avaliação será realizada para constatar a influenza.

O tratamento não é complexo e, basicamente, consiste em medicamentos para sanar dores e febre. Como outras doenças que acometem o sistema respiratório, é necessário repouso, boa alimentação e o consumo constante de água para manter o corpo hidratado.

Como se prevenir contra a gripe H3N2?

As vacinas de proteção contra a influenza H1N1 sempre estiveram disponíveis nos postos de saúde em todo o Brasil. A vacinação é um direito e um dever de todo o brasileiro! Apesar da vacina distribuída pelo laboratório Butantan não incluir em sua fórmula a devida proteção para a cepa H3N2, ela pode contribuir para minimizar os sintomas em caso de eventual contaminação.

Afinal, ainda se trata da mesma doença. Vale ressaltar que o Ministério da Saúde prevê a chegada de uma nova vacina com a inclusão da nova cepa ainda para esse mês (março/2022). Outras formas de se prevenir contra qualquer agente viral são: higienização constante das mãos e uso de máscaras.

Agende sua consulta na PneumoCenter!

A PneumoCenter é especializada em doenças que afetam o sistema respiratório, oferecendo consultas e exames específicos. Ente em contato e tire todas as suas dúvidas!

PneumoCenter

Autor

ver todos os posts

FAÇA O PRÉ-AGENDAMENTO DA SUA CONSULTA

É simples e rápido. Uma de nossas atendentes entrará em contato para confirmar.