Localização: Av. Getúlio Vargas, 1835 - Centro - Uberlândia / MG

NOTÍCIAS
ÚLTIMAS DO BLOG

Exame de Audiometria: Para que serve e quem deve fazer

Exame de Audiometria: Para que serve e quem deve fazer

Apesar de não ser muito conhecido, o exame de audiometria é útil para as pessoas em suas diferentes fases de vida. Trata-se de um teste que avalia a capacidade de audição e a possível perda auditiva em pacientes de todas as idades. Além de diagnosticar possíveis falhas na escuta, o exame é importante para orientar quais medidas devem ser tomadas para melhoria na qualidade de vida ou para prevenir problemas futuros.

O teste pode ser realizado por um otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo. Na sua realização, é possível analisar a capacidade de ouvir e reconhecer sons diferentes. São utilizados equipamentos de tecnologia avançada em um teste dividido em dois tipos de audiometria. O chamado tonal avalia as reações do paciente em resposta a sons emitidos em diversas frequências. Já o teste vocal avalia a capacidade da pessoa de reconhecer especificamente a fala humana.

Nas duas fases do teste, o paciente permanece em uma cabine fechada com janela de vidro e isolamento acústico, usando fones de ouvido com um microfone para se comunicar com o examinador. Ele então é submetido à vibração de diferentes tipos de sons e sinaliza quando consegue ouvir. Em uma etapa a pessoa deve repetir as palavras que diz o condutor do exame. Em outra, um aparelho que vibra é encaixado atrás da orelha do paciente, devendo ele novamente sinalizar quando ouve os sons emitidos. Todos os momentos somados duram cerca de 40 minutos. A audiometria não exige nenhuma preparação prévia, apenas que, 14 horas antes, o paciente não se submeta a ruídos fortes ou altos. 

Quando é o momento de fazer o Exame de Audiometria

O exame de audiometria é importante quando há a percepção da perda de audição pela própria pessoa ou por familiares e demais pessoas do convívio. Nessas situações é comum que a pessoa comece a assistir televisão com o volume mais alto que o normal, sem perceber muitas vezes que está  incomodando vizinhos e parentes, não ouça quando falam com ela ou tenha necessidade de que repitam várias vezes o que estão lhe falando.

Ao contrário do que muitos imaginam, a indicação do exame de audiometria não é exclusividade de pessoas na terceira idade. Na fase escolar, por exemplo, crianças têm recomendação de passar pela audiometria em casos de baixo rendimento por dificuldade de concentração e aprendizado, que podem ser sinais de problemas de audição. A indicação se estende até mesmo para recém-nascidos. Um teste específico, o da “orelhinha”, costuma ser feito para medir a capacidade de audição do bebê para saber se ela está perfeita desde o nascimento. Outro momento importante para a realização da audiometria é quando se manifestam doenças congênitas degenerativas que induzem à redução da escuta. Atividades com muita exposição a ruídos constantes, como em fábricas, com máquinas pesadas e telefonia, também demandam a realização do exame. 

Benefícios do Exame de Audiometria

Avaliar a capacidade de ouvir sons e suas variações traz como principal benefício a possibilidade de identificar logo no começo uma dificuldade que pode se agravar. Identificando uma deficiência, é possível tomar medidas preventivas para que o problema não avance. No caso de um problema já instalado, pode-se receber a indicação do melhor aparelho auditivo, por exemplo. Quando um problema auditivo é detectado, outros exames são solicitados para confirmar o diagnóstico e orientar o tratamento. Entre as soluções tecnológicas para perdas auditivas estão os aparelhos auditivos e os implantes cocleares.

PneumoCenter

Autor

ver todos os posts

FAÇA O PRÉ-AGENDAMENTO DA SUA CONSULTA

É simples e rápido. Uma de nossas atendentes entrará em contato para confirmar.