Localização: Av. Getúlio Vargas, 1835 - Centro - Uberlândia / MG

NOTÍCIAS
ÚLTIMAS DO BLOG

O que é pneumonia? Sintomas, causas e tratamento!

O que é pneumonia? Sintomas, causas e tratamentos!

Atualmente, em decorrência da pandemia pelo novo Coronavírus, muito tem se ouvido falar sobre pneumonia. A doença pulmonar é uma das principais consequências dos quadros graves da Covid-19. No entanto, existem vários outros fatores  que podem desencadear essa complicação.  

A pneumonia, quando não tratada devidamente, pode levar a óbito e, infelizmente, a sua incidência é bastante alta. Somente em 2019, a doença afetou 2,5 milhões de pessoas. 

Como surge a pneumonia?

Essa é uma das doenças pulmonares mais comuns que existem. No entanto, a pneumonia oferece diferentes riscos de acordo com o seu tipo e gravidade. A patologia pode se desenvolver sempre que algum agente infeccioso ou irritável entra em contato com o sistema respiratório.

A patologia é uma inflamação que acomete os pulmões. Mais especificamente nos bronquíolos, tubos responsáveis por transportar o ar e pela troca gasosa, e no interstício, tecido interno do órgão. A sua principal complicação é a sepse, que é quando a infecção entra em contato com a  corrente sanguínea do paciente, ocasionando infecção generalizada.  

Os tipos de pneumonia

Os agentes que desencadeiam a doença e o processo inflamatório são diversos. Assim, a pneumonia pode ser classificada em seis diferentes tipos:

Bacteriana

É o tipo mais comum, geralmente ocasionado pela bactéria Streptococcus Pneumoniae. O agente é contraído através da inalação de gotículas respiratórias contaminadas. No organismo, elas costumam agir quando a imunidade está baixa.  

Viral

É a pneumonia desenvolvida pelo contato com algum vírus, como é o caso da Covid-19 e da gripe comum. Esse vírus vive no ar e, quando contraído, afeta o sistema respiratório.

Fúngica

Desencadeada por fungos, essa pneumonia acomete nosso organismo quando estamos imunodeprimidos. É um tipo comum entre pacientes com câncer.

Química

A complicação ocorre devido a inalação de substâncias químicas e tóxicas, como é o caso da fumaça. 

Nasocomial

Pneumonia desenvolvida durante internação hospitalar, quando há contato com agentes infecciosos.  

Aspirativa

Nesse caso, a infecção ocorre em decorrência da inalação de líquidos e alimentos que se alojam no pulmão. Caso comum entre crianças.  

Quais os principais sintomas da doença?

Os sintomas da pneumonia são bem evolutivos, começando como um incomodo e piorando conforme a falta de tratamento. Veja:  

  • Confusão mental;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no corpo;
  • Dor no tórax;
  • Fadiga;
  • Falta de apetite;
  • Febre alta;
  • Fraqueza;
  • Mal estar generalizado;
  • Mudança na pressão arterial;
  • Respiração acelerada;
  • Secreção amarelada.

Como é feito o diagnóstico

O raio-X e a tomografia são os exames mais indicados para o diagnóstico da doença. Porém, nesses casos, é muito importante que o paciente tenha requisição médica.  

Avaliação médica

Feito em consultório, mediante a detecção dos sintomas por mais de três dias. O médico investiga o quadro do paciente e sugere os exames que devem ser realizados para confirmar o diagnóstico. Após a confirmação, é escolhida a melhor forma de tratamento. 

Raio-X

A radiografia usa radiação de baixo nível para identificar alterações de forma não invasiva. 

Tomografia Computadorizada

Opção mais sensível e segura em captação de imagens. É feito junto ao tomógrafo, de forma imóvel, em aproximadamente 10 minutos.

Tratamentos disponíveis para a pneumonia

A pneumonia pode ser tratada de diferentes formas, de acordo com o seu tipo e gravidade. O tratamento para a pneumonia bacteriana usa antibióticos no tratamento, enquanto a fúngica, antifúngicos. Os anti-inflamatórios também são muito utilizados em todos os casos. Mas, em caso de insuficiência respiratória, suporte de ventilação mecânica e fisioterapia respiratória se fazem necessários.   

Prevenção: tome a vacina!

É possível aumentar a imunidade com alimentação saudável, exercícios físicos e evitando o consumo de álcool e tabaco. Em caso de diagnóstico, é importante descansar, dormir bem e evitar exposição a mudanças bruscas de temperatura.  

Porém, no momento em que vivemos, o mais importante é tomar todos os cuidados para manter a saúde em dia. Por isso, tome as vacinas que protegem contra diferentes causadores da pneumonia. O imunizante da gripe, por exemplo, protege contra diferentes sorotipos da bactéria Streptococus pneumoniae.

Cuide de você! Além da vacina para o novo Coronavírus, atente-se também as demais prevenções.

Agende a sua consulta

A pneumonia ocasionada pelo Covid-19 pode ser silenciosa. A lesão interna pode estar avançada e, mesmo assim, apresentar poucos sintomas. Fique atento ao seu corpo! Procure um médico e agende seu exame com a PneumoCenter.  

PneumoCenter

Autor

ver todos os posts

FAÇA O PRÉ-AGENDAMENTO DA SUA CONSULTA

É simples e rápido. Uma de nossas atendentes entrará em contato para confirmar.