Localização: Av. Getúlio Vargas, 1835 - Centro - Uberlândia / MG

NOTÍCIAS
ÚLTIMAS DO BLOG

O enfisema pulmonar é uma doença obstrutiva crônica

O enfisema pulmonar é uma doença obstrutiva crônica

O enfisema pulmonar é uma das doenças respiratórias mais comuns da atualidade. Mas, apesar de não ser rara, é uma condição altamente grave e que reduz a qualidade de vida do portador ao longo do tempo.

A patologia crônica costuma apresentar tosse no início e, sem o devido tratamento, vai agravando seus sintomas, podendo impactar a funcionalidade do pulmão. Com o tempo, as condições podem ser fatais. Saiba se você está propenso a desenvolver essa doença obstrutiva e previna-se!

O que é enfisema pulmonar?

O enfisema pulmonar, também conhecido como DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), se desenvolve a partir de alterações nas estruturas pulmonares, prejudicando o bom funcionamento do órgão e dificultando a respiração. As principais estruturas alteradas pelo enfisema são os alvéolos.

A doença está diretamente ligada ao tabagismo e os fumantes são os principais acometidos. Isso porque o cigarro é extremamente toxico ao pulmão. Mas o problema não se restringe a esse grupo, qualquer pessoa em contato com substâncias nocivas está sujeita a desenvolver enfisema pulmonar.

No decorrer da doença, os alvéolos vão adoecendo. Isso prejudica o contato do oxigênio com o sangue, ocasionando dificuldade respiratória, diminuição do recolhimento elástico e hiperinflação pulmonar.

As principais causas

Mas, o que causa essa complicação? Quase sempre o DPOC é ocasionado por alterações na estrutura distal do bronquíolo terminal. Em resumo, essas modificações são caracterizadas pela dilatação ou destruição da parede alveolar.

Os fumantes são os mais propensos a desenvolver enfisema, devido às toxinas e fumaça presentes no cigarro. Mas, qualquer pessoa exposta frequentemente à condições e substâncias nocivas também podem desenvolver DPOC.

Os sintomas da doença

A tosse é um grande indício de que algo não está funcionando adequadamente no pulmão. No caso do enfisema, esse sintoma se torna constante e vem acompanhado de outros sinais típicos:

  • Dificuldade para respirar;
  • Chiado peitoral constante;
  • Tosse com catarro excessivo;
  • Perda de peso sem motivo aparente;
  • Respiração ofegante;
  • Sensação de sufocamento;
  • Dispneia.

Esse último sintoma é altamente prejudicial para a qualidade de vida do paciente, podendo desencadear outras doenças de igual gravidade.

Diagnóstico do enfisema pulmonar

Todas as características atribuídas ao DPOC são progressivas, ou seja, sem o devido tratamento, pioram até comprometer integralmente o pulmão. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental! Nesse caso, o exame mais recomendado é a tomografia de tórax.

O procedimento permite que toda a estrutura torácica seja avaliada por imagens via tomógrafo, identificando qualquer lesão ou alteração pulmonar. O exame oportuniza avaliar a extensão das lesões pulmonares e estagiar a sua gravidade. Outros métodos de imagem podem ser solicitados para complementar o diagnóstico.

Como funciona o tratamento?

Infelizmente, o enfisema pulmonar é uma doença sem cura. No entanto, existem tratamentos que amenizam os sintomas, garantindo maior qualidade de vida ao paciente. No caso dos fumantes, o primeiro e mais importante passo é abandonar o hábito de fumar.

Depois, um tratamento à base de medicamentos específicos (broncodilatadores anticolinérgicos, broncodilatadores de longa ação ou corticosteroides inalatórios), uso de oxigênio e procedimentos para reabilitação pulmonar serão recomendados ao paciente. Essas mesmas alternativas são indicadas para portadores de DPOC que não são fumantes.

Em casos específicos, a cirurgia para remoção de áreas comprometidas também é uma opção.

Entre em contato com a PneumoCenter!

Como as alternativas variam de acordo com o quadro de cada paciente, é muito importante que o tratamento seja prescrito e acompanhado por médicos especializados. Agende uma consulta na PneumoCenter!

PneumoCenter

Autor

ver todos os posts

FAÇA O PRÉ-AGENDAMENTO DA SUA CONSULTA

É simples e rápido. Uma de nossas atendentes entrará em contato para confirmar.