Localização: Av. Getúlio Vargas, 1835 - Centro - Uberlândia / MG

NOTÍCIAS
ÚLTIMAS DO BLOG

Entenda as mudanças no sono durante a gravidez!

Entenda as mudanças no sono durante a gravidez!

A gravidez é uma fase naturalmente conhecida pelas diversas transformações físicas e emocionais na vida das mulheres. Além da sensibilidade, ganho de peso e ansiedade, as alterações percebidas no sono durante a gravidez também são comuns, principalmente nos três primeiros meses. As mudanças no organismo tornam a gestante extremamente cansada e sonolenta.

Até mesmo mulheres muito ativas percebem as mudanças, encontrando dificuldades em tarefas rotineiras. Além da sonolência, outros distúrbios do sono podem marcar essa fase da vida. O problema é que o sono é responsável por reparar o organismo. Saiba como amenizar os efeitos colaterais!

Alterações no sono durante a gravidez

A sonolência excessiva não é a única alteração relatada pelas mulheres no início do ciclo gestacional. Cerca de 65% das gestantes relatam má qualidade de sono e, conforme estudos americanos, outros distúrbios do sono podem ser percebidos ao longo da gravidez. A vontade excessiva de dormir tende a passar depois do primeiro trimestre. Mas, algumas mulheres ainda podem sentir:

  • Insônia;
  • Falta de regularidade no sono;
  • Necessidade de urinar durante a noite;
  • Picos de ansiedade noturnos.

Alterações metabólicas e posturais são outras consequências da gestação que acabam prejudicando o sono. Fique atenta!

Porque gestar causa cansaço?

O corpo da mulher passa por diversas alterações hormonais e metabólicas durante a formação do bebê. Por isso, nos primeiros meses, o cansaço e a sonolência se tornam tão perceptíveis. Mas, apesar do que muitos pensam, esses sintomas não estão relacionados ao peso do bebê.

O principal responsável é o hormônio feminino progesterona que, nessa fase, eleva sua concentração no corpo em até 200%. Ele também exerce um efeito depressivo no sistema nervoso central, reduzindo a atividade cerebral e causando relaxamento e sono. Apesar desses efeitos colaterais, a progesterona é essencial para a boa formação da criança. Ainda, outras três mudanças no começo da gestação favorecem o cansaço. Confira:

  • Formação da placenta: a formação desse órgão demanda um gasto de energia muito grande para garantir a nutrição do bebê.
  • Bombeamento do coração: o início da gravidez aumenta e acelera a circulação de sangue no corpo da gestante. Essa mudança exige que o coração trabalhe mais, tornando a pressão arterial mais baixa e favorecendo o cansaço.
  • Aumento da oxigenação: durante a gravidez a mulher necessita de 20% a mais de oxigênio. É comum as gestantes respirarem de forma acelerada durante essa fase.

Como amenizar as mudanças no sono durante a gravidez?

É importante respeitar e entender as mudanças nessa fase da vida. Por isso, quando sentir necessidade, durma (desde que isso não interfira no sono noturno). Algumas dicas e mudanças de hábitos podem ajudar em uma gestação mais plena e descansada. Confira como melhorar o sono durante a gravidez:

  • Beba bastante líquido até às 17h (evitando ida ao banheiro noturna);
  • Evite comidas pesadas, fritas e apimentadas;
  • Faça atividades físicas leves;
  • Não consuma café e chocolate;
  • Recline a cabeceira da cama;
  • Após o terceiro trimestre durma em cima do lado esquerdo (evitando a compressão da veia cava, responsável pela circulação sanguínea).

O acompanhamento médico durante a gestação

No segundo semestre, os níveis hormonais normalizam e a sonolência passa. Mas, a partir do 7º mês, devido ao peso do feto e do corpo, os sintomas podem retornar. Por isso, em geral, a gestação é um momento delicado para as mulheres.

Por isso, o acompanhamento com médicos especialistas é fundamental e, quando necessário, as consultas devem ser conciliadas com um médico do sono para que a rotina da gestante não seja prejudicada.

Agende uma consulta na PneumoCenter!

Cuide da sua saúde e da saúde de seu filho. Agende uma consulta na PneumoCenter e realize os exames recomendados!

PneumoCenter

Autor

ver todos os posts

FAÇA O PRÉ-AGENDAMENTO DA SUA CONSULTA

É simples e rápido. Uma de nossas atendentes entrará em contato para confirmar.