Localização: Av. Getúlio Vargas, 1835 - Centro - Uberlândia / MG

NOTÍCIAS
ÚLTIMAS DO BLOG

Rinite alérgica em crianças: entenda o que causa, sintomas e tratamento

Rinite alérgica em crianças: entenda o que causa, sintomas e tratamento

A rinite alérgica é uma condição comum em crianças que afeta a qualidade de vida e o bem-estar dos pequenos, e que não para de crescer. Uma análise feita por pesquisadores da Universidade de Saint George, de Londres, apontam que nos últimos 15 anos, os casos de alergia nos pequenos aumentaram 7 vezes.

No Brasil, dados divulgados pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), apontam que uma criança com pais alérgicos tende a ter de 50% a 70% mais chances de desenvolver algum quadro. 

A rinite, por exemplo, acomete cerca de 12,5% dos pequenos entre 6 e 7 anos e cerca de 20% dos adolescentes com idade de 13 a 14 anos. Quadros de alergia na pele, como a dermatite atópica, é mais comum na infância e acomete cerca de 60% das crianças.

Rinite alérgica em crianças: o que causa

A rinite alérgica em crianças tem causas multifatoriais, envolvendo predisposição genética e fatores ambientais. A herança genética desempenha um papel significativo, pois crianças com pais alérgicos têm maior probabilidade de desenvolver a condição. 

Além disso, os alérgenos desempenham um papel fundamental no desencadeamento da rinite alérgica. Os principais alérgenos incluem:

  • Ácaros: Pequenos insetos microscópicos que prosperam em poeira doméstica e tecidos.
  • Pólen: Partículas liberadas por plantas durante certas épocas do ano.
  • Mofo: Fungos que se desenvolvem em ambientes úmidos.

Sintomas de rinite alérgica em crianças

A rinite alérgica em crianças apresenta uma variedade de sintomas que podem afetar significativamente sua qualidade de vida. É importante observar quando esses sintomas persistem ou se intensificam, especialmente quando surgem abruptamente ou interferem nas atividades diárias.

Dentre os sintomas mais frequentes, podemos destacar:

  • Espirros frequentes: Um dos sintomas mais notáveis, resultante da irritação nasal causada por alérgenos.
  • Coriza: Secreção nasal clara e aquosa.
  • Coceira no nariz e nos olhos: Uma sensação de coceira que pode ser desconfortável.
  • Congestão nasal: Nariz entupido devido à inflamação da mucosa nasal.
  • Visualização no nariz e olhos: Inchaço ao redor dos olhos, conhecido como “olheiras alérgicas”.

Esses sintomas não apenas causam desconforto, mas também podem levar a problemas secundários, como distúrbios do sono e dificuldades de concentração na escola.

Entenda como é feito o diagnóstico da rinite alérgica em crianças

O diagnóstico da rinite alérgica em crianças envolve uma avaliação médica completa, que inclui um histórico médico detalhado e um exame físico. Os testes alérgicos, como os testes cutâneos e sanguíneos, são frequentemente usados para identificar alérgenos específicos aos quais a criança é sensível.

É importante procurar um profissional de saúde especializado em alergias e imunologia para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado. Na Pneumocenter possuímos uma equipe especializada para te auxiliar.

Saiba como é o tratamento da rinite alérgica em crianças

O tratamento da rinite alérgica em crianças é personalizado conforme a gravidade dos sintomas e os desencadeadores específicos. As opções de tratamento incluem:

  • Medicamentos antialérgicos: Anti Histamínicos orais ou líquidos para aliviar sintomas como espirros, coceira e coriza.
  • Corticosteróides nasais: Sprays nasais para reduzir a inflamação da mucosa nasal.
  • Imunoterapia:  Uma abordagem de tratamento que visa dessensibilizar a criança a alérgenos específicos, ajudando a reduzir a gravidade dos sintomas ao longo do tempo.

Prevenção e medidas para aliviar os sintomas

Além do tratamento, medidas de prevenção e controle são essenciais para minimizar os sintomas da rinite alérgica em crianças. É importante manter o ambiente sempre limpo e arejado. Umidificadores podem ser importantes para aliviar o ressecamento nasal, além disso, crie a rotina de fazer a lavagem no nariz do seu pequeno.

A saúde da sua criança na Pneumocenter

Com um diagnóstico preciso, tratamento adequado e medidas preventivas, é possível ajudar as crianças a viverem uma vida mais saudável e livre de sintomas alérgicos. Se você suspeitar que seu filho tem rinite alérgica, consulte um especialista em alergias para orientação e tratamento personalizado.

Venha para a Pneumocenter e promova o bem-estar da sua criança e de toda sua família!

PneumoCenter

Autor

ver todos os posts

FAÇA O PRÉ-AGENDAMENTO DA SUA CONSULTA

É simples e rápido. Uma de nossas atendentes entrará em contato para confirmar.