Localização: Av. Getúlio Vargas, 1835 - Centro - Uberlândia / MG

NOTÍCIAS
ÚLTIMAS DO BLOG

Como atua o pneumologista pediátrico?

Como atua o pneumologista pediátrico?

O pneumologista pediátrico é o médico especializado nas doenças respiratórias em pacientes pediátricos, ou seja, em recém-nascidos, crianças e adolescentes. As doenças das vias aéreas são muito comuns durante a infância, principalmente nas crianças que frequentam creches e escolinhas, pois se tornam mais expostas aos agentes etiológicos ao mesmo tempo em que estão desenvolvendo o próprio sistema imune.

Assim, para investigar, tratar e prevenir as doenças respiratórias crônicas e agudas em crianças e adolescentes, é recomendado buscar atendimento com um pneumologista pediátrico.

Quando procurar um pneumologista pediátrico?

Um pneumologista pediátrico deve ser procurado quando a criança ou adolescente apresentar alterações respiratórias cujo tratamento com o pediatra geral não esteja sendo resolutivo. Além disso, aqueles que nasceram com dificuldades respiratórias, necessitando de intervenção ventilatória ainda no berçário, podem precisar fazer um acompanhamento mais próximo com esse profissional durante os primeiros anos de vida.

Doenças infantis das vias respiratórias

As doenças das vias respiratórias que acometem as crianças são inúmeras, podendo ser crônicas ou agudas, bem como de baixa ou de alta gravidade. As principais delas, e que podem demandar uma consulta com pneumologista pediátrico, são:

  • Asma

Uma das principais causas de consulta no pneumologista é a asma, a doença crônica mais comum da infância, caracterizada como uma inflamação das vias aéreas. Os sintomas mais prevalentes na criança asmática são a chiadeira no peito (sibilância), respiração rápida e curta e, em alguns casos, tosse e desconforto torácico.

  • Bronquiolite

Causada principalmente pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que acomete as vias aéreas inferiores, a bronquiolite é a maior causa de hospitalização em crianças até 2 anos e recebe o apelido de “Doença da Criança Sadia”, tamanha é sua prevalência nesse público. O tratamento, tanto caseiro quanto hospitalar dessa virose, consiste em garantir repouso, muita hidratação e nutrição alimentar, sendo que alguns casos podem demandar oferta de oxigênio.

  • Pneumonia

A pneumonia é uma das principais doenças da infância tratadas pelo pneumologista pediátrico, pois alguns casos podem apresentar complicações e demandar um manejo mais cuidadoso e especializado, principalmente com relação à terapêutica e medidas de alívio.

  • Rinite

Segundo o “International Study of Asthma and Allergies in Childhood” (ISAAC) aproximadamente 30% dos adolescentes brasileiros têm sintomas respiratórios relacionados à rinite, sendo comum uma associação entre essa doença e a asma. A rinite é definida como uma inflamação aguda ou crônica que pode ser desencadeada principalmente por alergias, vírus e fungos, e cujo diagnóstico pode ser dado pelo pneumologista.

Importância de cuidados precoces e preventivos

Algumas doenças respiratórias têm um fator genético associado, podendo ser desencadeadas pela exposição a alérgenos ou substâncias irritativas ao trato respiratório. Assim, principalmente nas crianças que têm predisposição genética a doenças crônicas como a asma, é importante garantir um ambiente doméstico higienizado e livre de mofo, carpetes, tapetes e cortinas.

Já as doenças respiratórias agudas têm mais relação com a estação do ano — sendo mais comuns no inverno e outono — e todas as crianças estarão expostas aos vírus e bactérias em algum momento. Assim, a melhor forma de prevenir quadros graves de doenças respiratórias infecciosas é manter o calendário vacinal atualizado.

É importante, também, ressaltar que a exposição da criança a agentes potencialmente alérgenos faz parte da formação do seu sistema imunológico. Estudos que descrevem a “hipótese da higiene” indicam que os indivíduos que foram mais expostos a agentes etiológicos diversos — seja no ambiente, seja por vacinas — durante sua infância desenvolvem um tipo de resposta imune menos agressiva, reduzindo assim as chances de manifestar quadros alérgicos intensos e crônicos.

Agende uma consulta na PneumoCenter!

Caso seu filho tenha sintomas persistentes de doenças do trato respiratório, como sibilância recorrente, muita tosse, dificuldade para respirar e peito cheio de muco, procure um pneumologista pediátrico na PneumoCenter!

PneumoCenter

Autor

ver todos os posts

FAÇA O PRÉ-AGENDAMENTO DA SUA CONSULTA

É simples e rápido. Uma de nossas atendentes entrará em contato para confirmar.