Localização: Av. Getúlio Vargas, 1835 - Centro - Uberlândia / MG

NOTÍCIAS
ÚLTIMAS DO BLOG

Conheça os principais distúrbios do sono!

Conheça os principais tipos de distúrbios do sono!

Baixo rendimento e muito cansaço durante o dia? Pode parecer preguiça, mas você também pode estar sofrendo com algum dos distúrbios do sono, cada vez mais comuns entre a população mundial. O sono é fundamental para revigorar as energias, promovendo qualidade de vida. No entanto, mesmo sabendo dos diversos benefícios, dados apontam que 45% da população mundial está dormindo mal.

Essa realidade, muitas vezes, é reflexo de estresse e de horários corridos. O sono é nosso aliado, sendo responsável por diferentes funções biológicas e proporcionando equilíbrio físico, mental e químico. Os sintomas da falta de sono são:

  • Alterações no apetite;
  • Ansiedade;
  • Cansaço durante o dia;
  • Depressão;
  • Baixa produtividade;
  • Falta de concentração;
  • Irritabilidade;
  • Mudanças de humor;
  • Entre outros.

Estágios do sono

Para evitar que distúrbios se desenvolvam é necessário dormir tranquilamente, sem interrupções. Por isso, os quatro estágios do sono precisam ser vivenciados por completo. São eles:

  • NREM 1 – Sono leve: o momento do cochilo, quando ainda podemos despertar com qualquer barulho.
  • NREM 2 – Intermediário: temperatura do corpo começa a cair, olhos cessam e respiração e batimentos vão tranquilizando.
  • NREM 3 – Sono profundo: fundamental para o descanso. Ficamos menos sensíveis aos barulhos, músculos relaxam e mente desliga.
  • REM – Sono profundo avançado: movimentos corporais retornam, há presença de sonho e eventos fisiológicos. Ondas cerebrais ficam ativas e respiração e batimentos acelerados.

Classificação dos distúrbios do sono

Dentro do distúrbio do sono existem quatro grupos estipulados pela Classificação Internacional de Distúrbios do Sono (ICSD). Confira:

  • Dissonias – Transtornos primários relacionados a manutenção do sono e ao ciclo circadiano. Ao todo, são 34 distúrbios.
  • Parassonias – Alterações comportamentais e fisiológicas em diferentes momentos do sono. Existem 24 tipos.
  • Distúrbios do sono relacionados a alterações médico-psiquiátricas – São 19 distúrbios associados com doenças mentais e neurológicas.
  • Distúrbios do sono propostos – Quando há mudanças de padrões nos hábitos de sono.

Exemplos de distúrbios do sono

Existem mais de 70 tipos de distúrbios do sono, sendo alguns mais comuns e outros bem complexos e específicos. O não tratamento dessas patologias pode aumentar a incidência de doenças cardíacas e quadros depressivos. Veja alguns exemplos de distúrbios:

Insônia

Caracterizada pela dificuldade em dormir ou continuar dormindo, esse problema gera muita irritabilidade, sonolência, dores no corpo e fadiga. Geralmente, é ocasionado por níveis altos de ansiedade e estresse.

Apneia

Distúrbio que tem como principal sintoma interrupções na respiração por cerca de 10 segundos ao longo da noite. O sono fica fragmentado e a pessoa sente fadiga e sonolência no dia seguinte. Acomete muitos idosos, pessoas com sobrepeso e mulheres na menopausa.

Síndrome das pernas inquietas

A SPI é definida como o desejo incontrolável de movimentar as pernas ao deitar-se para dormir. Dores, formigamentos e queimação são percebidos.

Bruxismo

Definido como o ranger dos dentes enquanto se dorme, a patologia geralmente está atrelada com outros problemas do sono, gerando dores na mandíbula e cefaleia. É uma síndrome comum.

Sonambulismo

Muito comum entre as crianças, o distúrbio é caracterizado pela presença de atividades durante o sono, como andar, falar e se sentar. Existe ainda o “terror noturno”, que vem acompanhado de gritos. Ao acordar, a criança não lembra do ocorrido.

Paralisia do sono

Esse distúrbio impede que o corpo se movimente mesmo depois que a pessoa acorda. As crises variam muito de paciente para paciente.

Outros

O ronco também é considerado um distúrbio do sono. Sonolência excessiva, enurese noturna, distúrbio comprometedor do sono, câimbras noturnas, psicose, epilepsia do sono, transtorno de humor, distúrbio de atenção e dificuldade para acordar são alguns outros exemplos.

Como funciona o diagnóstico dos distúrbios do sono?

Os distúrbios do sono podem ser investigados através do exame de Polissonografia. Esse procedimento de sono permite avaliar variações fisiológicas enquanto o paciente dorme. O exame deve ser realizado durante a noite, em clínica médica ou em casa.

Agende uma consulta!

Você se identificou com algum dos distúrbios citados? Então, procure orientação profissional! Tire suas dúvidas com nossa equipe e agende o seu exame!

PneumoCenter

Autor

ver todos os posts

FAÇA O PRÉ-AGENDAMENTO DA SUA CONSULTA

É simples e rápido. Uma de nossas atendentes entrará em contato para confirmar.