Localização: Av. Getúlio Vargas, 1835 - Centro - Uberlândia / MG

NOTÍCIAS
ÚLTIMAS DO BLOG

A fibromialgia afeta o sono?

A fibromialgia afeta o sono?

Dor dos pés à cabeça: assim é popularmente descrita a fibromialgia, doença vivenciada por cerca de 4 milhões de brasileiros. O quadro impacta diretamente a qualidade de vida do paciente, afetando, também, as noites de sono. Estima-se que a fibromialgia afeta o sono de 95% dos portadores, causando dificuldade para dormir ou manter-se adormecido.

Essa é uma condição que causa dor crônica, que migra por várias partes do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e articulações. Entenda a doença e saiba como ela pode estar interferindo no seu sono!

O que é fibromialgia?

A fibromialgia é uma síndrome clínica que causa dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Uma característica comum do portador é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou outras pessoas. Geralmente, os sintomas duram mais de três meses.

Principais sintomas da doença

A origem da fibromialgia ainda é bastante incerta. Em função disso, talvez, apenas 2,4% dos portadores são devidamente diagnosticados e tratados. Muitas pessoas, inclusive, convivem com a enfermidade por muitos anos até descobrirem ser fibromialgia.

Por isso, é fundamental ficar atento aos sintomas! Entre os principais estão:

  • Alterações intestinais;
  • Alterações do sono;
  • Ansiedade;
  • Dificuldade para se concentrar;
  • Dor intensa e constante;
  • Fadiga;
  • Alterações de memória.

Essas dores podem ter características diversas conforme o quadro. Em algumas pessoas, a sensação é de queimação, pontadas e peso no corpo.

A fibromialgia afeta o sono

A relação entre a fibromialgia e o sono é bilateral. Ou seja, assim como a fibromialgia afeta o sono, a má qualidade do sono também pode desencadear a doença.

Afinal, como sabemos, o sono é responsável por restaurar corpo e mente, fornecendo o equilíbrio necessário para o organismo continuar saudável. Por isso, não é incomum que portadores de fibromialgia tenham pelo menos um distúrbio do sono. Os três tipos mais comuns são:

  • Sono não restaurador: portadores da doença possuem dificuldade em alcançar e manter o sono profundo, adormecendo de forma superficial ou interrompida. Isso faz com o estágio REM 3 raramente seja atingido. Infelizmente, esse estágio é fundamental para a restauração do corpo e para evitar a sensação de cansaço no dia seguinte. É como se o paciente não tivesse dormido!
  • Síndrome das Pernas Inquietas: metade das pessoas com fibromialgia sofrem desse problema! Sensação de agonia nas pernas, vontade de mexer os membros e movimentos involuntários são 10 vezes mais comuns nos portadores da doença quando comparados aos não portadores. A síndrome se caracteriza justamente pela tentativa de amenizar pelas dores da fibromialgia.
  • Insônia: esse é um distúrbio do sono muito comum, classificado pela dificuldade em cair no sono ou continuar dormindo durante a noite. Junto com a ansiedade, as dores ocasionadas pela fibromialgia é o principal fator para que isso ocorra.

Dependendo do caso, o paciente pode desenvolver também outros tipos de distúrbios do sono.

Como identificar distúrbios do sono?

É muito comum que o paciente se confunda com os diversos distúrbios do sono e, na maioria das vezes, não busca tratamento adequado. Para que a qualidade de vida seja recuperada, é necessário detectar o tipo de distúrbio e seguir o tratamento correto.

Recomenda-se fazer o exame de polissonografia para obter um diagnóstico preciso. O procedimento monitora o sono durante a noite, através de elétrodos (eletroencefalograma) posicionados no paciente enquanto ele dorme. Posteriormente, o médico analisa os dados registrados. A polissonografia é capaz de detectar:

  • Atividades cerebrais;
  • Fluxo aéreo do pulmão;
  • Movimentos;
  • Oxigenação do sangue;
  • Respiração;
  • Entre outros dados.

Agende uma consulta na PneumoCenter!

Se você tem fibromialgia, melhore a sua qualidade de vida através de um sono de qualidade. O tratamento adequado permite que os sintomas da doença se mantenham controlados. Na PneumoCenter você encontra especialistas, agende uma consulta!

PneumoCenter

Autor

ver todos os posts

FAÇA O PRÉ-AGENDAMENTO DA SUA CONSULTA

É simples e rápido. Uma de nossas atendentes entrará em contato para confirmar.