Localização: Av. Getúlio Vargas, 1835 - Centro - Uberlândia / MG

NOTÍCIAS
ÚLTIMAS DO BLOG

Para que serve o exame de espirometria?

Para que serve o exame de espirometria?

Falta de ar e dificuldade em respirar são claros indícios de que o pulmão pode estar comprometido. Quando algo não vai bem, o processo respiratório demonstra alterações, tornando-se fraco, lento e ofegante. Essas características podem ser detectadas em diferentes doenças que afetam o sistema respiratório. O exame de espirometria é um importante método para avaliar a função pulmonar como um todo.

Esse exame é muito importante na avaliação da capacidade e saúde do pulmão, possibilitando diagnosticar e tratar diversas patologias e distúrbios respiratórios. Saiba mais sobre o procedimento!

Para que serve o exame de espirometria?

A espirometria serve para avaliar a saúde pulmonar do paciente. O exame mede todo o ar que a pessoa consegue soprar e a velocidade de saída do ar dos pulmões, especialmente no primeiro segundo do teste; analisando desde o total desempenho do pulmão, até suas limitações.

Assim, a espirometria detecta qualquer anormalidade na ventilação pulmonar, se tornando muito importante para o diagnóstico e acompanhando de doenças do pulmão.

O que o exame pode apontar?

A saúde pulmonar será avaliada por meio de gráficos. Com o resultado do exame em mãos, o médico avaliará as funções do pulmão de acordo com a potência do ar soprado e as características do paciente. Confira algumas interpretações gerais que podem ser adquiridas com a espirometria:

  • Sopro com baixa quantidade de ar no primeiro segundo
    Indica um estreitamento das vias aéreas, possivelmente causado por doenças obstrutivas como asma ou DPOC.
  • Sopro curto ou forçado
    Quando o sopro é curto ou forçado durante toda a manobra respiratória (quantidade de ar reduzida) pode indicar doenças restritivas associadas como doenças fibrosantes, por exemplo.
  • Acompanhamento de sopro
    Ainda, o exame pode ser realizado periodicamente para acompanhamento de quadros de asma e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), permitindo analisar se o tratamento esta sendo eficaz.

Quais são as indicações?

A espirometria deve ser realizada por pacientes com suspeita de doenças respiratórias ou por quem já realiza algum tratamento pulmonar. Um bom exemplo disso são os portadores de DPOC, asma ou fibrose pulmonar. Porém, a pneumonia, a bronquite, o tabagismo e a Covid-19 também podem ser investigados através desse exame.

Evidentemente, somente o médico pneumologista pode constatar a necessidade de realizar a espirometria. No entanto, o paciente deve ficar atento se:

  • For fumante;
  • For ex-fumante;
  • Sentir falta de ar;
  • Tiver tosse excessiva;
  • Estar exposto a poluição e substância nocivas;
  • Estar submetido a qualquer queima de biomassa;
  • Estiver em tratamento pulmonar;
  • Sentir cansaço constante.

Como é realizado o exame de espirometria?

As condições pulmonares são avaliadas a partir do sopro do paciente. Para isso, é necessário encher o pulmão de ar ao máximo e soprar bem forte em um tubo de papelão descartável. Esse tubo liga a boca do paciente a um aparelho chamado espirômetro. O ar será medido por sua velocidade, através de uma variável chamada CVF (Capacidade Vital Forçada).

Esse é um procedimento não invasivo, indolor e muito rápido de ser realizado, durando aproximadamente 30 minutos. A forma correta de realizar o procedimento será instruída pelo técnico, que acompanhará a sessão.

Espirometria com broncodilatador

Em alguns casos, o exame de espirometria é feito utilizando um medicamento broncodilatador. Se trata de um método comparativo onde, primeiro, é feito a testagem sem substâncias adicionais. Depois, um remédio é inalado pelo paciente, antes dele soprar a aparelhagem.

A espirometria com broncodilatador é indicada para avaliar casos de asma, bronquite e DPOC, servindo como um acompanhamento do quadro dessas doenças crônicas. Nesse caso, o laudo irá apontar como o paciente reage ao uso de remédios broncodilatadores (mesma substância presente nas bombinhas dos asmáticos).

A análise é determinante para orientar ou modificar o tratamento.

Realize o seu exame!

A espirometria é recomendada para pacientes acima de 18 anos. Porém, quando necessário, crianças e adolescentes podem realizá-la se acompanhados de um responsável. Informe-se sobre o procedimento! Agende uma consulta com os profissionais da PneumoCenter.

PneumoCenter

Autor

ver todos os posts

FAÇA O PRÉ-AGENDAMENTO DA SUA CONSULTA

É simples e rápido. Uma de nossas atendentes entrará em contato para confirmar.