Localização: Av. Getúlio Vargas, 1835 - Centro - Uberlândia / MG

NOTÍCIAS
ÚLTIMAS DO BLOG

Tosse Crônica: dê atenção para esse sintoma nas crianças

Tosse Crônica: dê atenção para esse sintoma nas crianças | PneumoCenter

A tosse é um sintoma que comumente se manifesta em crianças. É a primeira reação do nosso organismo a substâncias estranhas no sistema respiratório. Quando tem duração maior que três semanas ou apresenta esse sinal frequentemente, deve ser investigado para saber o que está causando essa tosse crônica.

Durante o crescimento da criança, seu sistema imunológico também vai se desenvolvendo, portanto ainda é imaturo e sujeito a diversas doenças – como viroses, gripes, resfriados, entre outros – mais facilmente do que adultos. Ainda assim, pode ser sinal de algo mais sério. A tosse é um sintoma que não deve ser ignorado.

Por isso, é importante dar atenção quando sua criança está com uma tosse que não passa. Avaliando junto com outros sintomas, é possível fazer o diagnóstico e entrar com o tratamento adequado. Conheça algumas das doenças que podem estar associadas a tosse crônica na infância.

Asma

Em 80% dos casos de asma, os sintomas começam a aparecer por volta dos 5 anos de idade. A doença acomete ambos os gêneros, mas meninos tem mais chances de terem esse diagnóstico pois as vias aéreas costumam ser mais estreitas.

Alergias

As alergias também podem ter como um dos principais sintomas a tosse. Normalmente, o sintoma é mais associado a alérgenos que entram no organismo pela respiração (como poeira, ácaros, pólen) ou pela alimentação (como leite, ovo, amendoim, frutos do mar). Fique alerta para perceber se uma situação, alimento ou local específico desencadeia os sintomas, pois isso pode ajudar no diagnóstico.

Pneumonia

A pneumonia é uma infecção nos pulmões e pode começar como um resfriado. A tosse é um dos sintomas mais persistentes, mas está associado a dificuldade para respirar, febre, dores no corpo, entre outros. Iniciar o tratamento o quanto antes é muito importante.

 

A tosse persistente pode indicar algo mais sério. Por isso, procure atendimento médico para criança e assim iniciar um tratamento adequado o quanto antes. Tem mais dúvidas sobre a tosse crônica em crianças? Deixe seu comentário!

gurabelo17

Autor

ver todos os posts

FAÇA O PRÉ-AGENDAMENTO DA SUA CONSULTA

É simples e rápido. Uma de nossas atendentes entrará em contato para confirmar.