Localização: Av. Getúlio Vargas, 1835 - Centro - Uberlândia / MG

NOTÍCIAS
ÚLTIMAS DO BLOG

Qual a diferença entre asma e bronquite?

Qual a diferença entre asma e bronquite?

A asma e a bronquite são duas doenças respiratórias bastante frequentes em todo o mundo. Porém, elas costumam causar confusão entre as pessoas. De maneira geral, a população não sabe a diferença entre asma e bronquite.

Isso porque, apesar de diferentes, as duas patologias possuem sintomas e características bastante semelhantes. Isso impacta, inclusive, no tratamento adequado e no combate aos sintomas e crises. Fique atento ao diferenciar!

O que é bronquite?

A bronquite é um processo inflamatório dos brônquios (órgão responsável por levar oxigênio aos pulmões). Ela pode ser classificada em aguda, exacerbando sintomas por alguns dias, ou crônica, quando dura longos períodos.

A bronquite é mais comum no inverno e está associada a doenças respiratórias como Enfisema Pulmonar e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). A reação é desencadeada por infecções ou agentes químicos presentes no ar, podendo ocasionar:

  • Cansaço;
  • Falta de ar;
  • Chiado no peito;
  • Tosse;
  • Catarro em excesso.

O que é asma?

A asma é uma doença crônica caracterizada pela inflamação das vias aéreas inferiores (que engloba desde a traqueia até os brônquios). A inflamação é ocasionada por reação alérgica, devido o contato com alergênicos variados, como poeira, ácaros, pólen, infecção viriais, fumaça etc.

O asmático é um alérgico que possui diferentes níveis de crise ao longo da vida. Mas, quando inflamadas, as vias aéreas se estreitam, causando:

  • Dor no peito;
  • Falta de ar;
  • Respiração ofegante;
  • Tosse seca;
  • Sudorese.

Qual a diferença entre asma e bronquite?

As crises de asma, quando não tratadas devidamente, podem oferecer risco de vida ao paciente. Quando diagnosticada e medicada, o portador consegue levar a vida normalmente. A bronquite, no entanto, começa como um problema inofensivo, mas está ligada a doenças mais complexas. Veja as principais diferenças entre elas:

  • Fator desencadeante: o asmático é uma pessoa alérgica – e os motivos desencadeantes podem variar. Já a bronquite é normalmente desenvolvida por infecções virais e bacterianas que afetam o pulmão.
  • Idade: a bronquite costuma acometer, em sua grande maioria, idosos e adultos de meia idade. A asma não tem uma idade padrão, mas geralmente surge na infância (podendo amenizar os sintomas no decorrer da vida).
  • Época do ano: como mencionado, os casos de bronquite costumam aumentar em épocas mais frias, como outono e inverno. A asma não varia de acordo com a época do ano ou temperatura.
  • Duração: em qualquer circunstância, a asma é constante, não possuindo cura, apenas controle do quadro. Já a bronquite se mostra através de casos isolados, podendo ser tratada enquanto aguda, evitando ao máximo quadros crônicos.
  • Tratamento: os tratamentos são bem distintos: os broncodilatadores (bombinha) dos asmáticos não surtem efeito para os portadores de bronquite. Nesse caso, outros medicamentos específicos devem ser prescritos.

A confusão entre as duas doenças

Confundir as doenças é uma constante entre as pessoas. O equívoco se torna evidente ao ouvirmos expressões como “bronquite asmática” ou “bronquite alérgica” sendo usadas para se referir a ambas as complicações. Na visão clínica isso é um erro.

Em caso de dúvida, visite um pneumologista

Apesar de tantas explicações, no dia a dia, é absolutamente comum que o paciente venha a se confundir. Afinal, a diferença entre asma e bronquite não é algo tão evidente. Ao notar a presença de sintomas persistentes procure um especialista. O médico pneumologista é o único capaz de indicar o tratamento adequado.

Todo tratamento eficaz parte de um diagnóstico assertivo! Procure um pneumologista de confiança e cuide da sua saúde. Agende uma consulta na PneumoCenter!

PneumoCenter

Autor

ver todos os posts

FAÇA O PRÉ-AGENDAMENTO DA SUA CONSULTA

É simples e rápido. Uma de nossas atendentes entrará em contato para confirmar.