Localização: Av. Getúlio Vargas, 1835 - Centro - Uberlândia / MG

NOTÍCIAS
ÚLTIMAS DO BLOG

A importância do sono para as crianças

A importância do sono para as crianças

Uma boa noite de sono para as crianças e adolescentes é importante tanto para instituir uma rotina e criar regras em casa, quanto para um melhor rendimento durante o dia, mais disposição para o aprendizado e mais saúde. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) elenca como efeitos negativos da má qualidade do sono o atraso puberal, ansiedade, depressão, lentidão de raciocínio, irritabilidade e comprometimento de memória e habilidades cognitivas.

Portanto, atentar-se às dificuldades que as crianças e adolescentes têm para dormir e proporcionar uma rotina e ambiente adequados ao sono é de grande importância para o bom desenvolvimento social, cognitivo, comportamental e biológico.

Sinais de que os pequenos não estão dormindo bem

Para garantir um bom sono para as crianças não basta que o tempo de descanso seja longo. É necessário que a qualidade do sono também seja adequada.

Assim, é importante que os pais e cuidadores fiquem atentos a sinais que indiquem que as horas de sono não estão sendo suficientes ou que a noite de descanso não está sendo reparadora para seus filhos. Dessa forma, é possível intervir e promover melhorias que evitarão distúrbios do sono e problemas de desenvolvimento.

Dentre os sinais de que o tempo e a qualidade de sono para as crianças não estão adequados, tem-se:

  • Sonolência durante o dia, principalmente em atividades que demandam concentração;
  • Irritabilidade e mudança de humor;
  • Perda de equilíbrio;
  • Comprometimento de criatividade e memória.

Hormônios liberados quando as crianças estão dormindo

A importância do sono para as crianças vai muito além do descanso do corpo, pois é enquanto elas dormem que muitos hormônios fundamentais para seu crescimento e desenvolvimento são liberados.

  • GH — Hormônio do Crescimento

Durante a infância, aproximadamente 90% do GH é liberado no sono, mais especificamente durante a fase não-REM. Além de promover o crescimento ósseo — principalmente na adolescência, quando atinge seu pico de secreção —, o GH aumenta o tônus muscular, evita o acúmulo de gordura e atua até mesmo na cognição e humor.

  • Leptina

Um hormônio importante para o controle do apetite, a leptina é produzida principalmente durante a noite e no início da manhã. Assim, uma rotina de sono inadequada interfere diretamente na secreção desse hormônio, predispondo a criança à obesidade e doenças metabólicas.

  • TSH

O pico de liberação do TSH — hormônio que estimula a tireóide a produzir T3 e T4 — se dá no início do sono. Como o T3 e o T4 atuam na regulação das atividades básicas do organismo humano, a deficiência de TSH pode causar disfunções metabólicas, como sonolência, falta de energia e aumento de peso.

Qual o tempo médio de sono para as crianças?

A SBP reforça que o tempo de sono para as crianças difere em cada época do desenvolvimento. Pode-se resumir o tempo médio de sono recomendado da seguinte forma:

  • Do nascimento aos 3 meses: pode chegar a 20 horas totais de sono ao longo do dia, sendo de 3 a 4 horas de sono ininterrupto, seguido de 50 a 60 minutos em estado de vigília;
  • Dos 4 aos 12 meses: espera-se de 12 a 16 horas de sono totais durante o dia;
  • De 1 até 3 anos: de 11 a 14 horas de sono por dia;
  • De 3 até 5 anos: de 10 a 13 horas no dia;
  • Dos 6 aos 12 anos: de 9 a 12 horas;
  • A partir dos 12 anos: de 8 a 10 horas.

Agende uma consulta na PneumoCenter!

A PneumoCenter conta com especialistas em Medicina do Sono que podem te ajudar a compreender melhor a importância da qualidade do sono para as crianças. Entre em contato e agende uma consulta!

PneumoCenter

Autor

ver todos os posts

FAÇA O PRÉ-AGENDAMENTO DA SUA CONSULTA

É simples e rápido. Uma de nossas atendentes entrará em contato para confirmar.